sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Preciso trocar os fios do relógio até o quadro do apartamento, o custo é do prédio, do morador ou do proprietário do apartamento?

Preciso trocar os fios do relógio até o quadro do apartamento, o custo é do prédio, do morador ou do proprietário do apartamento?

No meu dia a dia como eletricista na baixada santista me deparo com muitas situações como esta.
Os prédios em Santos e baixada na grande maioria são antigos e ainda tem suas instalações elétricas originais ou seja totalmente desatualizada. Isto causa muitos problemas entre condôminos, proprietários e adminstrações de condomínios, pois os fios que alimentam os apartamentos são finos e imcompatíveis com a carga usada dentro do imóvel. Muitas vêzes atendo chamadas com derretimentos ou até início de incêndio nos quadros internos do imóvel ou dentro da tubução que desce até o relógio ou até mesmo dentro do quadro onde ficam os relógios da companhia.
Aí sempre lógico a pessoa me perguntam, de quem é o custo?
claro eu cobro de quem me chamou ou de quem resolver assumir o custo, mas eu sempre explico:
A responsabilidade do custo nestes casos vai depender da política do prédio, do síndico, do morador, do proprietário e tal.
Mas normalmente fica por conta do proprietário do apartamento, o prédio na maioria dos casos se responsabiliza pela parte elétrica até o centro de medição (onde ficam os relógios medidores), dalí para cima até o apartamento fica por responsabilidade do proprietário.
É claro que existem condomínios que arcam com estes custos e muitas vêzes sendo notificados pela companhia quanto à regularização ou atualização geral das partes elétricas do prédio resolvem reformar tudo ai sim inclusive a empresa que fizer o trabalho fará a reforma do centro de medição e também poderá incluir no contrato trocar todas as prumadas de alimentação e até mesmo as tubulações que levam a alimentação até os apartamentos. Tudo depende do que será discutido em reuniões e acertos entre moradores, proprietários e a administração, como eu disse a responsabilidade do custo de qualquer serviço dependerá de tudo isso e muito mais ou de quem resolver primeiro assumir.
Fort Volt, Instalações elétricas em geral e Comércio de materiais elétricos e construção , atendemos todas baixada santista : (13)3017 3333, 9128-4314. Conte conosco

Um comentário: