sexta-feira, 20 de maio de 2011

A importância de atualizar suas intalações elétricas

Nos dias de hoje corremos tanto para fazer tantas coisas que não ligamos muito para pequenos riscos que cercam o nosso cotidiano principalmente nas nossas residências. Chegamos em casa ligamos o ventilador, o televisor, os computadores, o ar condicionado, enquanto outras pessoas na mesma casa estão ligando e desligando lâmpadas, secando o cabelo, tomando banho no chuveiro elétrico, passando roupas etc. A eletricidade sendo invisível só percebemos seus efeitos ou melhor não ligamos muito para perceber seus efeitos pois estamos tão acostumados com eles que só percebemos o quanto são importantes quando a energia cessa, ou quando temos algum problema grave com ela.


Trabalhando há muitos anos em toda baixada santista percebi ao longo do tempo que a grande maioria das pessoas colocam a importância da situação de seus sistemas elétricos em último lugar ou próximo disto em suas listas de coisas importantes, um erro, pois na verdade não se trata de uma questão de opinião se trata de algo que é importante e perigoso na realidade, eu penso que eletricidade não é uma opção mas sim necessidade, porque ela é tão importante no nosso dia a dia que não podemos nos imaginar sem ela.

Tenho atendido pessoas que sempre me dizem “tudo bem então depois eu te ligo para fazer o serviço”, então não ligam mais, ou seja deixam a importância da manutenção elétrica de seu imóvel para depois, ou para o fazê-lo quando houver um problema mais grave por exemplo um curto circuito mais sério, incêndio, derretimento de circuitos ou parte deles gastando-se muito mais dinheiro do que se antes tivesse feito a manutenção.

Um grande problema acredito para todos os profissionais sérios da região pois quando precisam de um eletricista acabam chamando qualquer pessoa curiosa, um zelador, porteiro, pedreiro e outros “faz tudo” da vida. Na verdade as pessoas estão colocando uma responsabilidade muito grande nas mãos de pessoas não profissionais, colocando em risco sua instalação e as pessoas que dependem dela. Resumindo seria como se uma pessoa tivesse um problema sério de saúde e simplesmente tomasse um remédio que um mecânico lhe recomendou, os riscos são enormes e os prejuízos são maiores do que se pagasse uma consulta com um médico.

Venho recomendando há muito tempo a todas as pessoas que atendo a atualização de suas instalações elétricas não só visando ter mais clientes mas porque é meu papael como profissional sério do ramo da prestação de serviços sugerir e explicar os riscos e dar soluções para que possam ter o conforto do seu lar que de longe depende muito de um sistema elétrico perfeitamente bem projetado e executado.

Outra curiosidade é que a grande maioria dos imóveis na baixada santista são antigos, suas instalações elétricas são precárias, mal projetadas, com tubulações muito finas e toda a fiação é feita com fio sólido (rígido) e com suas bitolas completamente obsoletas e envelhecidas, Hoje em dia tudo que temos ligado em nossa casa ou comércio é muito maior do que tínhamos há alguns anos atrás. Isso causa muitos problemas para os eletricistas, pois quando conseguem fechar um serviço para a total troca da fiação e atualização do sistema por um preço nada justo mediante ao trabalho exaustivo que é, se deparam com muito pouco espaço nas tubulações e muitas vezes os tubos encontram-se obstruídos por deterioração por serem de ferro, e mesmo seguindo as normas técnicas de segurança e regimentares muitas vêzes são obrigados a reduzir o número de circuitos ou não podendo dimensionar toda a carga como se gostaria. Mas mesmo assim muitos profissionais conseguem fazer um bom trabalho individualizando os circuitos principalmente os que são de resistência ou de corrente elevada como chuveiros, dividindo a carga do imóvel corretamente e dimensionando os disjuntores de acordo com as normas técnicas.

São Poucos os profissionais sérios na região e muitas vezes alguns até deixam de trabalhar no ramo por falta de reconhecimento e pelo fato de que as pessoas preferem pagar um valor muito baixo a qualquer curioso para fazer a manutenção elétrica de seus imóveis ou simplesmente não fazem nada, não têm a consciência de que a instalação elétrica é a vida do imóvel, sua fiação suas veias e artérias e o quadro de distribuição o coração, sem um bom funcionamento o imóvel deixa de viver ou seja não é uma opção manter tudo funcionando bem, é obrigação.



                                                       Alexandre Cordeiro Franco
                                                                    eletricista

Um comentário:

  1. How to Create a Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime
    A 2019 ford fusion hybrid titanium Mec-Lifetime ford titanium ecosport Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime titanium max Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime Mec-Lifetime titanium tube Mec-Lifetime Mec-Lifetime titanium price per ounce Mec-Lifetime Mec

    ResponderExcluir