sábado, 28 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ATERRAMENTO

O aterramento é muito importante porém a maioria dos eletricistas ou instaladores ignoram sua importância, não orientando corretamente seu cliente ou simplesmente não fazendo questão de colocar em questão quando em uma ocasião de serviço notar a ausência do terra. Por preguiça ou não tendo a menor noção de segurança e do perigo que as correntes de fuga oferecem, fazem vista grossa.
Mas também no caso da baixada Santista principalmente Santos 80 % dos imóveis principalmente residenciais não possuiem ou não utilizam o fio terra, acredito eu que por negligência dos profissionais e construtoras e também por culpa de não existir uma fiscalização mais eficiente nesta área.
A função básica do fio terra resume-se a descartar ou descarregar qualquer corrente que eventualmente possa vazar diretamente ou indiretamente na "carcaça"de eletrodomésticos, máquinas, motores, equipamentos industriais, chuveiros etc, ou seja, qualquer coisa que tenha um funcionamento dependente de energia elétrica e que possa ter uma falha em sua isolação externa. Essa corrente de fuga podem causar danos nos próprios equipamentos, reduzindo sua vida útil e também pode causar danos pessoais em pessoas ou animais que estejam na trajetória ou em contato direto ou indireto com o elemento eletrificado.
Nas residências os danos mais comuns são em equipamentos como computadores, eletroeletrônicos e também os indesejáveis "choquinhos" ao ligar e desligar nossos chuveiros elétricos.
Já houve casos em Santos em  que uma pessoa e seu animal morreram quando a pessoa dava banho no cão seu chuveiro que tinha toda a estrutura externa metálica sofreu uma falha em sua isolação e como até a mangueirinha e o chuveirinho eram metálicos a descarga elétrica foi fatal para a pessoa e o animal.
Então é importante sim utilizar um aterramento eficiente em qualquer instalação elétrica, pois podemos contar com uma proteção que além de aumentar a vida útil de nossos equipamentos eletro-eletrônicos,  também para a proteção de nossas vidas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Como é feito o aterramento aqui na baixada santista se aqui em Itanhaém cavando 50 cm já aparece água. Não tem que enterrar 1,5m de barra de cobre no chão? Lã em São Paulo o chão é sólido e aqui como é feito esse aterramento?

    ResponderExcluir