terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Choquinho no registro do chuveiro, porque acontece?


Choquinho no registro do chuveiro, porque acontece?
Todo mundo já deve ter tomado aquele famoso "choquinho"  no registro do chuveiro quando vai tomar seu banho.
me pergunte se isso é normal?
respondo que não. mas comum?  sim
Porque isso acontece:
Isso acontece porque o chuveiro trabalha com uma resistência que recebe a energia elétrica diretamente nela, e essa resistência fica diretamente em contato com a água que passa pela câmara, então apesar de o chuveiro ser plástico e a energia passa pela resistência somente, uma pequena fração desta energia pode ser conduzida pela própria água que naturalmente pode ser mais ou menos condutora dependendo de suas propriedades químicas, se quando mais propriedades metálicas e sal tiver na água mais forte vai ser a quantidade de energia que ela vai conduzir. Então tudo começa lá na câmara e como já sabemos a energia é inteligente por natureza e segue até a terra pelo menor percurso que encontrar.
Então normalmente as pessoas que tomam esses choquinhos não tem um sistema de aterramento em suas instalações elétricas, e todo chuveiro elétrico deve ser aterrado para evitar que isso ocorra.
Então retomando, a energia vaza na câmara, é conduzida pela água pela tubulação em direção à terra, a intenção dela é seguir pela tubulação até encontrar um atalho  que no caso somos nós que tocamos com nossas mãos no registro que por vêz é metálico e condutor e a corrente elétrica passa por nosso corpo em direção ao chão, então sentimos a corrente passando e levamos aquele pequeno susto.
Se não tiver aterramento em suas instalações o ideal é providenciar uma revisão nela, por enquanto recomendo sempre que tomar banho usar sandálias de borracha, evitará os choques chatinhos.
por: Alexandre Cordeiro Fanco, eletricista
Fort Volt Serviços elétricos e Comércio
eletricistas em Santos e baixada, ligue: (13)3017-3333, 9128-4314

14 comentários:

  1. Estou com esse problema e não é pouco já troquei o chuveiro por duas vezes um mais caro que o outro, e o fio de aterramento e mesmo assim continua, mesmo usando sandália de borracha ou tênis emborrachado, calçado de proteção e etc. O pior é que esta dando choque na posição Frio, o que pode estar acontecendo? Por gentileza se puder me responda em dielo1979@hotmail.com
    ATT: Rogerio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. (RESOLVIDO) CHOQUINHO MESMO COM ATERRAMENTO NBR 5410

      Meu chuveiro (220 V) mesmo com aterramento passou a dar uma fuga de 14 V do registro em relação ao potencial do terra, consequentemente sentia-se aquele formigamento chato quando tocava no registro. Primeira coisa que pensei é que o fio descoberto do aterramento que fica em contato com a água dentro da câmara do chuveiro havia se isolado (oxidação), para minha surpresa ele estava normal (nem estava partido, pois testei a continuidade) e até dei uma lixada nele pra melhorar e então a surpresa, NADA MUDOU :-(. Como eu já havia inspecionado todo meu aterramento e que estava ok, parti pra brutalidade. Como o cano (40 cm) que conecta meu chuveiro na rede hidráulica é de alumínio, passei um fio descoberto nele e conectei ao aterramento deixando tudo bem acabado e isolado, pronto cara, resolvido! Choquinho é para os fracos! Rsrsrs.

      Excluir
  2. O problema pode estar na sua instalação, e não diretamente ao chuveiro,
    Há várias situações que podem gerar corrente de fuga para um determinado lugar, e quando isso acontece a tendência é a energia fluir para lugares onde há mais capacidade de condução ou seja partes metálicas unidas de humidade, o banhheiro é um ótimo lugar para isto acontecer, pois em muitos casos a caixa onde há a concexão elétrica é metálica, e o eletroduto também, e dependendo das condições desta conexão ou dos fios é possível que esteja em algum ponto próximo a ela ou uma emenda ou o fio já muito antigo esteja passando corrente para a tubulação que pode estar chegando ao registro do chuveiro pela parede possivelmente úmida. Peça a um eletricista que faça uma revisão e uma avaliação da sua fiação toda, dependendo o problema só vai acabar quando a mesma for substituída e refeita de forma eficiênte e dentro das normas.

    ResponderExcluir
  3. a minha instalação é nova. Não tem nada de metal, nem caixa, nem tubulação. E há o aterramento correto. Mas mesmo assim ocorre pequenos choques, mesmo o chuveiro estando no modo frio. lembrando: os choques só ocorrem quando tenho uma pequena ferida na mão, uma parte muito sensível na mão, etc. Me explique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Wyller, há algumas opções para justificar o que está acontecendo:
      1. seu aterramento pode não estar corretamente executado (funcional).
      2. seu chuveiro mesmo na opção frio (principalmente se for lorenzetti maxi ducha) o botão que bloqueia os contatos das fases só bloqueia uma delas fazendo que mesmo inerte esta fase quando os contatos abaixam devido a pressão da água, a energia chega até a resistência e até a água pelo contato não bloqueado pelo botão, logo até o registro onde sua mão com machucado ou parte sensível (partes cortadas ou sensíveis são mais condutores pelo fato do sangue conter muitos componentes metálicos), recebe o choque.
      Solução: Você pode comprar um chuveiro compatível com DR (Diferencial residual) ou com resistência blindada, cujo não deixa vazar corrente pela resistência (pelo menos diminui esta possibilidade).
      Tome banho somente com sandálias de borracha, ou em cima de tapetinhos de borracha, ajuda na isolação do seu corpo em relação ao chão.
      Verifique em sua instalação se realmente o aterramento está dentro das normas e se está funcional, muitos acham que jampear um fio verde a alguma parte metálica da estrutura ou pregos fornece um aterramento realmente funcional (só exemplos não julgo que é seu caso), assim não se pode considerar como um aterramento eficiente. neste caso o trajeto que a eletricidade faz é sempre o menor no caso seu aterramento está sendo a segunda opção para as correntes que vazam da resistência, o trajeto registro corpo até o chão está sendo o caminho mais curto neste caso, provavelmente porque seu aterramento não está corretamente instalado.
      espero ter ajudado.
      Att,
      Alexandre Cordeiro Franco
      eletricista em Santos e baixada santista (13)3017-3333 / 99128-4314

      Excluir
    2. Oi pessoal! Eu estava com o mesmo problema, coloquei o sistema de aterramento e por encrivel que pareça não resolveu. ...
      Se alguém ainda estiver com o mesmo problema faça o seguinte:desconectar e inverter os pólos fase e neutro do conector e pronto eu resolvi o meu assim, é não verdade eu tirei o aterramento para ver se ia dar choque e não deu resumindo o aterramento não valeu de nada kkkkkk, mas por segurança coloquei de volta.... espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Oi pessoal! Eu estava com o mesmo problema, coloquei o sistema de aterramento e por encrivel que pareça não resolveu. ...
      Se alguém ainda estiver com o mesmo problema faça o seguinte:desconectar e inverter os pólos fase e neutro do conector e pronto eu resolvi o meu assim, é não verdade eu tirei o aterramento para ver se ia dar choque e não deu resumindo o aterramento não valeu de nada kkkkkk, mas por segurança coloquei de volta.... espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Olá a água da piscina se tiver sido tratada com sulfato de alumínio pode levar o chuveiro a dar choques mesmo no frio(desligado)? estava com falta de agua em casa e mandei agua da piscina para o banho e louças...obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexandre, a minha casa é nova e todo o aterramento da casa, inclusive o chuveiro, foi ligado ( através de um fio próprio, separado, para aterramento) ao fio terra que fica na entrada de luz do terreno, onde fica o posto e o contador. Essa instalação está correta ? posso confiar ou talvez teria que ter um aterramento separado? Pergunto isso porque meu chuveiro passou a dar choques, que antes não dava, e o multímetro acusou 50v no registro do chuveiro, que é metálico. obs: o fio terra do chuveiro ainda não está ligado ao da casa. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. ola Alexandre meu registro do chuveiro esta dando choque já troquei o chuveiro
    e a fiação continua dando choque mesmo com aterramento que posso fazer

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexandre, meu caso é igual ao de todos que relataram aqui. Chuveiro com registro metálico, sem aterramento e tomando banho descalço. Resultado: choquinhos, sustos e medo de meter a mão no registro. Pergunta bem básica: aqueles tapetinhos de borracha e só ligar o fio verde (terra) num ponto da parede (talvez um prego batido lá em cima?)resolve?

    ResponderExcluir