segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como instalar um chuveiro elétrico de forma segura e correta?


Como instalar um chuveiro elétrico de forma segura e correta?
Um chuveiro elétrico não pode ser instalado de qualquer forma ou a reveria. Deve-se ter muito cuidado pois ele demanda muita corrente elétrica nos condutores e em suas conexões.
Quando tiver um chuveiro elétrico para ser instalado ou substituído seria mais seguro chamar um eletricista qualificado. Mas se alguém na família resolver instalar deve-se seguir os cuidados à seguir:
1º. Desligue o disjuntor geral do local ou os disjuntores correspondente ao ponto onde será instalado o chuveiro.
2º. Se substiuição retire  a tampa do ponto de luz de o nde chega os fios de alimentação, desconecte os fios do chuveiro antigo, retire-o.
3º. Deve-se usar conexão (charrua emenda) com um alicate (bem apertado e torcido com cuidado para não quebrar os fios), ou pode-se usar um conector (chapéu) ou conectores de porcelana. (neste caso devese torcer as pontas dos condutores a´te que fiquem penteados e compactados e ao apertar os parafusos do conector usar uma ferramenta que não espane a rosca e tente dar o máximo de aperto possível, lembre-se eletricidade não aceita mal contados, se não fizer uma conexão bem apertada dos contatos do chuveiro com certeza terá um curto ou derretimento dos fios.
4º. passe o veda rosca em todas as roscas inclusive na do cano para chuveiro, rosquei primeiro o cano na saída de água, depois o chuveiro no cano, coloque a mangueirinha e o chuveirinho e teste antes de fechar as conexões elétricas, ligue o registro para testar se há algum vazamento de água, se estiver tudo ok parta para as conexões elétricas seguindo as dicas do passo 3º.
5º. após tudo feito antes de ligar o disjuntor, ligue a água novamente para ter certeza que a câmara da ducha está cheia para evitar a queima imediata da resistência.
Pronto e bom banho quente.
Tome banhos em tempo reduzido, nosssos filhos e netos agradecem.
Alexandre Cordeiro Franco
eletricista
Fort Volt Serviços e Comércio
eletricistas em Santos e baixada, ligue: (13)3017-3333, 9128-4314
vendemos chuveiros com instalação inclusa, consulte-nos

Nenhum comentário:

Postar um comentário