sábado, 18 de fevereiro de 2012

meu ventilador de teto parou ou diminuiu de velocidade o que fazer?

meu ventilador de teto parou ou diminuiu de velocidade o que fazer?

Quando um ventilador de teto diminui sua velocidade gradativamente é porque pode estar acontecendo duas coisas, ou o capacitor está fraco ou o motor está estragado ou cansado.
quando seu ventilador de teto ficar lento troque o seu capacitor que fica ou no controle na parede ou no compartimento de acabamento superior da haste que sustenta o ventilador no teto.
existem dois tipo de capacitores o de 2 fios e o de três fios (falando de ventilador de teto comum).
o de dois fios serve para os ventiladores de teto que tem controle de velocidade oscilante ou deslizante.
Já o de três fios para os ventiladores de teto que tem controle faseado ou seja três velocidades fixas.
quando for comprar um capacitor veja a tensão do seu ventilador se 110 comprar para 110 e 220 para 220.
A troca é simples mas se precisar chame um profissional que será mais rápido e eguro para você.
mas se decidir trocar, no de 2 fios você desliga a energia do local, sobe até a tampinha onde o ventilador está preso e logo verá o capacitor de 2 fios então com um alicate corte com uma sobrinha  no talo do capacitor ois ai é so descascar e conectar as pontas do novo capacitor ali, não importa os lados, de qualquer lado funciona. torça a emenda e isole bem. pronto é só subir a tampinha plástica para o lugar e ligar novamente a energia se o ventilador voltar a funcionar normalmente tudo bem está pronto, se não o problema pode estar no motor então o ventilador está praticamente condendo.
Já no caso do capacitor de tres fios o processo é praticamente o mesmo, o que difere é que ele se localiza no controle (preso ao controle), então você tem que abrir o controle ocm uma chave de fenda corte ocm o alicate de corte na base do capacitor os fios verde, vermelho e verde e descasce suas pontinhas com aproximadamente um dedinho de medida, então descasque as pontinhas do novo capacitor e conecte cada cor com sua cor, verde com verde e assim por diante, isole feche o controle na paderede e pronto é só ligar e ver se está funcionando.
se precisar de eletricista em Santo se baixada para este e outros tipos de serviços nos ligue: (13)3017 3333 / 9128-4314

61 comentários:

  1. Bom dia , legal a dica.
    qto vc cobra para trocar um capacitor?

    obrigado
    m

    ResponderExcluir
  2. Orçamentos e preços de serviços somente por telefone: baixada santista: (13)30173333 / 91284314, mas vou abrir exceção, preços praticados para visita mínima para reparo em 1 item aqui na baixada santista: varia de R$35,00 a R$60,00 .

    ResponderExcluir
  3. Sou de outro Estado e não tenho como pedir seus serviços infelizmente, amigo, mas gostaria de agradecer profundamente as dicas que vc deu aqui. Depois de ver milhares de explicações idiotas de gente que se diz técnica na internet, achei o seu blog e graças as suas dicas, eu consegui realizar o serviço sozinho. Certamente recomendarei seus serviços a parentes que moram próximo daí. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mac x,
      Esta é a intenção das minhas dicas..
      grande abaço.

      Excluir
  4. Valeu pela dica, amigo. Já desconfiava que seria o capacitor e você me confirma isso aqui. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. O meu ventilador tem 17 anos, ou mais, ele ta lento, troquei o capacitor, mas ta do mesmo jeito, acho que chegou a hora dele hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque o rolanento do ventilador que vai ficar como novo ja que vc ja trocou o capacitor.

      Excluir
    2. Luiz, ventiladores mais antigos tendiam a durar mais do que os atuais, um ventilador novo hoje em dia (comum), pode durar até seis anos ou menos, tudo depende dos cuidados e de quanto tempo ele funciona por dia, mas se o seu tem dezessete anos por favor (desapega rs), ele pode ter chegado ao fim, recomendo a compra de um novo, tente escolher uma boa marca para que dure o máximo que der..
      Boa noite.

      Excluir
    3. Afinal, dá pra trocar esse 2 malditos rolamentos ou não, uns dizem que sim outros dizem que não, como saber ???

      Excluir
    4. Honestamente eu particularmente nunca troquei e nunca levei nenhum ventilador para trocar os rolamentos ou fazer um enrolamento de motor em algum lugar especializado. Na "minha" opinião o custo benefício de fazer isso pode não valer a pena pois se os rolamentos estão desgastados é porque já há um bom tempo de uso, sendo assim pode-se gastar pagando por este serviço (que nem sei quanto pode custar), e de repente outra parte do motor pode vir a pifar. Pra quem quiser correr este risco não estou aqui dizendo o que é certo ou errado, mas exponho o que faço por experiência profissional.
      Sigo sempre esta sequência: capacitor, controle, testes dos circuitos e retornos e finalmente o motor..
      att, Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
    5. amigo luis! veja... eu sou eletricista ha 14 anos e ja fiz a troca de rolamentos de muitos ventiladores mas veja, só nescessita de troca de rolamentos aquele ventilador que esta fazendo um barulho estranho!
      ruído alto ou roncando. caso contrário , não precisa de troca! espero ter ajudado!

      Excluir
  6. como instalar um capacitor de 2 fios no ventilado de teto q tem 3 fios??? detalhe tem um controle q tbm acende a lampada. grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, quando compra se um ventilador se ele vier de fábrica com controle de 3 fases de velocidade (COM CAPACITOR DE 3FIOS), recomenda se que use sempre capacitor e comando iguais. Você pode por sim um capacitor de 2 fios mas tem que mudar também o controle para um que tenha o comando de velocidade com variador. Via das regras Ventilador com comando variável de fábrica (2 fios), com comando de três fases (3 fios), nunca é bom ficar mudando muito porque com certeza seu ventilador funcionará muito melhor se sempre fizer a manutenção mantendo as peças e comandos iguais ou do mesmo tipo de fábrica.
      Abraço

      Excluir
  7. No meu ventilador de teto tem um capacitor de 2 fios de 3Mf localizado no teto. Posso trocar por um capacitor de 1,5/2,5 Mf de 3 fios ? Se sim como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que tente sempre encontrar um capacitor com as mesmas indicações de tensão e "mf" para manter o desempenho e funcionamento adequado do seu ventilador. Mas se não conseguir encontrar de 2 fios pode sim usar um de três fios, é só unir a contato as cores verde e preto (junte-as e jampeie num dos retornos de capacitor que vem do controle, e o vermelho que fica sozinho ligue no outro retorno que restou).
      só não pode exceder em excesso os "mf" para não sobrecarregar o motor nem a tensão do capacitor ser diferente da do motor.
      abraço

      Excluir
  8. Meu Amigo, e no caso de um ventilador de controle deslizante que gira muito rápido mesmo no minimo, o que pode ser? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Substitua o controle por um do mesmo tipo, pois o atual pode estar danificado. Também verifique a tensão do ventilador e a tensão em que ele está sendo instalado (Em caso de ligação errada de ventilador 110 em tensão 220 o ventilador irá funcionar mesmo no mínimo super rápido, e por algum tempo notará o cheiro de fio queimando, isso é comum em instalação quando há mudanças de endereços).

      Excluir
  9. Prezado, troquei o capacitor do ventilador de teto e o mesmo ventila bem mais faz um baralho enorme, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, um ventilador de teto tem como tudo nesta vida uma vida útil e esta vida do ventilador neste caso pode variar bastante de acordo com o uso, idade, modelo, marca, conservação, e também de como foi instalado.
      No motor há um par de rolamentos como em todo motor, e estes com o tempo podem apresentar ruídos por desgaste natural do uso, a poeira que acumula em cima também contribui. No seu caso pode ser que seja isso, experimente por um pouco de óleo singer ou lubrificante no rolamento superior onde é mais provável a origem do ruido. e se não estiver muito desgastado irá diminuir o ruido, mas normalmente quando um ventilador de teto apresenta ruido tem que trocar o rolamento (o que nem sempre é viável) ou no pior dos casos trocar o ventilador inteiro por um novo, infelizmente...
      lembrando que um ventilador pode durar vários anos sem apresentar estes sintomas, após dois ou três anos de uso há esta possibilidade dentro das causas acima citado.
      att, Alexandre Cordeiro Franco.

      Excluir
  10. Olá, meu ventilador não funcionava e portanto me recomendaram trocar o capacitor e assim fiz. Funcionou uma semana e voltou a dar defeito. O que devo fazer? Ele tem controle remoto. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, quando um ventilador de teto apresenta problemas há uma sequência a seguir para detectar o mesmo e consertar, primeiramente como vc fêz troca-se o capacitor, não funcionando, troca-se o comando (plaquinha que aciona o motor e lampada), se não voltar infelizmente seu motor pode ter findado e só um novo mesmo..
      att, Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
  11. Valeu pela dica nem sabia que tinha isso no ventilador, acabei de trocar e o ventilador ficou novo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho um ventilador de tensão 220, como poderia aproveitar ele já que me mudei e a tensão no novo endereço é de 110?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, se vc ligar um ventilador de teto 220 volts na tensão 110 v ele não irá funcionar corretamente, recomendo que guarde o de 220v e compre um de 110v, cada qual funciona somente com sua tensão de fábrica.

      Excluir
  13. so faltor ensinar como ligar um capacitor de 2 fio do vnt de teto eu tenho duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Substituição de capacitor de 2 fios é simples: ele fica na canapla superior do motor ou dentro da caixinha do comando, desligue a energia, encontre o capacitor, como ele só tem dois fios é só cortar os dois e ligar os dois fios do capacitor novo nos fios que foram cortados (capacitor usado retirado).

      Excluir
  14. Amigao, tenho um LorenSid tres pás, com tres velocidades fixas, branco, deve ter uns 4 ou 5 anos no maximo, testei outro capacitor usado nele e o mesmo continuou lento, vale a pena comprar um capacitor novo, sera que ele volta ao normal? Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é provável que sim, mas pra ter certeza só fazendo isso mesmo,...

      Excluir
  15. troquei o capacitor 2 fios, porem não roda só faz o barulho no motor, mas as pás estão paradas. Um ano de uso, sujeira? bucha gasta? pintar de verde e jogar no mato pra ninguém achar? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o capacitor foi substituido e o controle de comando estiver em boas condições com certeza o motor está queimado.

      Excluir
  16. BOM DIA ALEXANDRE !!!
    TENHO UM VENTILADOR DE TETO LING LING, HÁ ALGUM TEMPO, SEMPRE FUNCIONOU LENTO ( TEM 3 VELOCIDADES) SEGUI OS PASSOS PARA VERIFICAR O CAPACITOR, MAS.... ELE NÃO POSSUI CAPACITOR, POSSO INSTALAR UM ??? DOIS OU TRES FIOS ??
    ELE TEM 2 FIOS NEUTRO (PRETO E MARROM) 1 FIO VENTILADOR ( AZUL ESCURO ) E UM DE ATERRAMENTO
    MUITO OBRIGADO, UM GRANDE ABRAÇO E UM FELIZ 2014 A VOCE E SUA FAMÍLIA

    CLAUDIO JUNDIAÍ - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe o atraso na resposta, obrigado e pra sua família também.
      Bom primeiro pelo que vc descreveu pode se tratar de um ventilador de teto (comum) sem lustre ou sem lâmpada, porque um ventilador de teto (comum) com lâmpada tem os seguintes fios saindo do motor: 2 pretos junto com 1 vermelho ou (pode ser outras cores mas do motor sempre saem 3 fios juntos 1 de cor diferente e 2 de cores iguais que são os do retorno para reversão do sentido de rotação.
      quando há lustre ou lâmpada embaixo, no mesmo buraquinho onde saem os tres fios do motor tem que existir 2 fios de cores iguais transpassando o motor da parte inferior até outro lado do motor que serão 1 ligado com o comum do motor (o de cor única) na fase de teto (força de teto) e o outro no retorno da lâmpada, os dois do motor com cores iguais descem direto para o controle (comando) para serem ligados nos fios do botão que fazem a reversão e desliga e liga o motor..
      espero ter ajudado..qualquer coisa pode me ligar ou deixar suas dúvidas, mas descreva o tipo de ventilador certinho..
      obrigado..
      att, Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
  17. Boa noite Alexandre.
    O Ventilador de teto não gira, pra lado algum. Testei os fios do ventilador, invertendo a chave comutadora e utilizando neon test. Há energia chegando. Como posso testar pra saber se é o capacitor que queimou ou se foi o motor, pra não ter que ficar trocando nada antes de ter certeza? Obrigado
    Valter de Campinas - SP.

    ResponderExcluir
  18. Desconecte o capacitor do controle (se for de 2 fios) descasque as pontinhas e ligue uma perna em cada fase da tomada direto e espere alguns segundos e tire, encoste com cuidado as duas pontas uma na outra e verá que daráum pequeno curto ( o capacitor descarregará) indicando que está em bom funcionamento, se for de três fios descasque as pontinhas una o fio verde com o preto (fazendo deles um único fio) e faça o mesmo procedimento anterior fica assim: preto + verde (uma fase ) e o vermelho outra fase, carregue ele na tomada e teste pra ver se descarrega, se sim o capacitor está bom se der um curto muito fraquinho quase imperceptível é porque o capacitor está cansado, e se tiver bom só terá certeza que o motor e o controle estejam bons se comprar um capacitor novo e instalar novamente..
    att,
    Alexandre Cordeiro Franco, eletricista em Santos 24hs (13) 3017-3333

    ResponderExcluir
  19. Olá Alexandre! Tem como um ventilador ser instalado sem o capacitor?(foi um eletricista que instalou). O meu é um loren sid que está lento, pesquisei e fiquei sabendo da dica de trocar o capacitor, pedi para meu pai dar uma olhada e o problema é que não achamos capacitor algum, nem dentro de onde está fixado e nem próximo ao lustre, existe outro lugar que possa estar? Estou querendo comprar o tal capacitor para ver se vai resolver o problema, será que vai funcionar? Obrigada!
    OBS: No manual de instruções fala que o capacitor está na canopla, olhamos, mas não está...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Um ventilador de teto não pode funcionar sem um capacitor, se vc não o encontrou em nenhum lugar com certeza seu ventilador nunca funcionou.
      el pode sim ficar no controle ou no teto na parte superior perto ou dentro da caixa do teto.
      Se for ligado em um controle de três velocidades definidas tem que ser o de três fios e se for de velocidade variada tem que ser o de 2 fios, cabe agora vc distinguir isso e por um capacitor novo ou de 2 ou de tr~es como explicado, tem que identificar se for de 2 fios onde instalar que tem que ser nos dois fios de cores iguais que saem direto do motor e descem até a chave de reversão e liga do controle.
      se não conseguir chame um profissional, pode ser mais seguro.
      att, Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Meu ventilado de teto depois de ficar 2 horas ligado ele sozinho para e depois de 30 minutos mais ou menos ele volta a funciona sozinho, alguém pode mi dizer o porque isso acontece ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago gomes, um ventilador de teto funciona normalmente por praticamente o tempo que necessite dele funcionando, se o seu está desligando sozinho depois de 2 hs de funcionamento pode ser muitos fatores, aqui cito alguns deles:
      * aquecimento (pode ser por estar ligado em tensão errada ex. ventilador 110 ligado em 220v), pode estar com defeito de isolamento no enrolamento do motor.
      * pode estar instalado incorretamente.
      *pode estar em curto (o motor).
      *se for muito usado ou tiver muito tempo de uso e tiver sujeira acumulada no motor, rolamento etc, pode estar funcionando semi-travado.
      enfim,
      Também em alguns modelos mais recentes estão vindo com dispositivo de segurança que desliga o motor automaticamente caso haja algum tipo de falha que o faça aquecer.
      espero ter ajudado.
      att, Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
  22. Boa noite Alexandre, possuo um ventilador de teto com controle de 3 velocidades (baixa, média e alta) percebo que não importa qual a velocidade seleciono, ele vira sempre na mesma (que acho devagar para o que eu queria). Vi que tem instalado na chave um capacitor de 3 fios. Pode ser o capacitor com problema? Se a tensão da rede for diferente do que está marcado no capacitor pode causar isso? Posso eliminar o capacitor e deixar ele ligado direto na velocidade mais alta? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite celso Franco, Isto provavelmente está acontecendo porque seu ventilador tem uma tensão de fábrica e pode estar instalado em uma tensão diferente, verifique a tensão da casa, verifique a tensão do motor (fica em uma etiqueta colada nele) e verifique por fim a tensão e o "mf" do capacitor instalado, caso sua tensão da casa for 220, no motor tem que ter a tensão marcada correspondente, e o capacitor tem que ser 240v e 1,5+2,5mf. Mas caso sua tensão na casa for 110 novamente tensão do motor também tem que ser 110v e o capacitor 10mf.
      Ah e o ventilador não funcionaria se retirasse totalmente seu capacitor.
      att,
      Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
  23. bom dia Alexandre, meu ventilador de teto tem o seguinte problema: ele dá um sinal de que vai funcionar, as pás ameaçam arrancar mas não conseguem, já troquei o capacitor de 3 fios, mas acho que o problema não é esse, o que será? desde já obrigado por vc estar ajudando tanta gente, DEUS vai te recompensar. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, então se já trocou o capacitor de três fios e ele não volta a rotacionar normalmente tem que por último testar com uma outra placa (controle) nova pra ter certeza que nenhum dos botões não estão quebrados ou falhando, ai sim poderá ter certeza que o motor é que está com problemas,..ai só trocando o motor ou o ventilador inteiro infelizmente...espero ter ajudado..
      att, Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
  24. Amigo somos da mesma cidade, mas meu problema está nos ventiladores em juquehy, bem vamos ao problema quem sabe me da uma luz, os 3 ventiladores de lá estavam parados, nem se moviam, então troquei os capacitores e bingo, parecem que vão levantar voo, mas depois de um tempo eles desligam, sozinho e depois de uns 4 ou 5 minutos eles ligam novamente, pensei que poderiam ser os capacitores esquentando demais devido ao alto calor, então coloquei os mesmo do lado de fora do acabamento mas não resolveu, poderia me dar uma dica se é que já viu coisa parecida, desde já obrigado, Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, desculpe a demora, todas as vêzes que trocar um capacitor tem que ver a tensão e os mf dele para não comprar errado, pode ser que tenha comprado um não equivalente ao substituído e pode estar forçando demais o motor..Lembrando que alguns motores dos novos ventiladores (isto já existe há algum tempo) vem com dispositivo de segurança contra calor excessivo (para evitar curto circuito enquanto alguém esquece o ventilador ligado 24hs por dia) e sai de casa por exemplo.
      espero ter ajudado

      Excluir
  25. Boa noite, tenho um ventilador de mesa que diz que é turbo mais é franco, eu abri ele e tem um capacitor 3 fios ñ lembro o mf dele mais ele é 240 V, o motor é 110 e minha rede também, será por isso que ele é fraco..

    ResponderExcluir
  26. existe capacitor para aumentar a velocidade de dois ventiladores ao mesmo tempo? ou tem que trocar os dois capacitor de cada um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, cada ventilador tem que funcionar com seu próprio capacitor (1 capacitor de tensão e mf apropriado para 1 ventilador de teto), qualquer coisa fora disso não está correto e nem seguro,,..abraço

      Excluir
  27. o meu ventilador de teto esta lento qual capacitor devo comprar voltagem 110 ele esta instalado com um capacitor 4,5mf 250 v se eu torcar o capacitor por um maior ex; 10 mf será que resolve? desde de já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Boma dia amigo Fernando, se a sua tensão é 110v e seu ventilador veio com a especificação (4,5mf 250v no capacitor) e se o motor realmente for 110v recomendo que compre um capacitor com a mesma especificação original, porque se ele está lento provavelmente não é por causa da especificação do capacitor e sim por seu desgaste por uso normal.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite amigao meu ventilador esta lento e seu capacitor e de 3 fios e tem 7.5mf posso trocar por um de 10mf valeu abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, recomendo que substitua exatamente por um de igual especificação, pois for disso há riscos, o motor sofrerá desgaste e aquecimento acima do normal, mal funcionamento e vida útil reduzida a lém de aquecimento suficiente para iniciar um curto ou incêndio.
      Att,
      Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
  30. TENHO UM VENTILADOR VENTISOL MODELO VP 60 TIPO 1/4 CV 50 / 60 MZ 1300 RPM T 2.6/1.3 A 160W, QUANDO O MESMO ESTA FRIO ELE VENTA BEM FORTE E MOVIMENTA A BASE, QUANDO ELE ESQUENTA (MUITO) ELE PARA DE MOVIMENTAR A BASE E DIMINUI A VELOCIDADE O QUE PODE SER. JA LEVEI EM 2 QUE SE DIZ TECNICO E NAO ARRUMOU. SE POSSIVEL ME MANDE RESPOSTA PELO MEU I.MAIL QUE É americastar@ig.com.br OBRIGADO A O MEU NOME E ROBSON.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson , me desculpe mas não posso ajuda lo pois sou só um profissional instalador comum, muitos pensam que sou algum técnico ou especializado em ventiladores, não, não sou,,rss,..
      Acredito que se entrar no site da própria marca, pode pegar telefones de assistências ténicas da marca e terá mais chances de ter sua questão resolvida,,,,attt
      Alexandre Cordeiro Franco

      Excluir
  31. Olaa bom dia ..
    Meu nome é Jasson..
    Bom tenho aqui um ventilador marca ARNO daqueles quadrados de 3 velocidades lembram um circulador ..
    Peguei usado de um amigo por tanto, não sei quantos anos tem..
    Já apresentava defeito tipo demorava a começar rodar e ficou assim ate q parou de vez ..
    Então ficou encostado por uns 2 anos quase joguei fora ..
    Um dia vendo vídeos no YouTube, descobri q existe esta peça q desliga o ventilador quando esta muito quente..
    e resolvi tirar ela fora ..
    Desta forma ressuscitei 4 ventiladores aqui em casa..
    Eis o problemas:
    2 ventiladores pequenos tipo estes portáteis de carro ou caminhão, param de funcionar assim do nada sem aviso sem aquecimento do nada e ñ ouve forma de voltarem testei a conte elétrica ate q chegasse no motor mesmo..
    Acho q foi pro saco mesmo estes né ?
    Bom e tenho este Arno q retirei o fusível térmico..
    funcionou muito bem porem de uns dias pra cá reparei q ele tem demorado a dar o arranque a saída, e cada vez esta demorando mais .. eu já abri lubrifiquei os rolamentos, melhora por um ou 2 dias mas o problema volta ..
    É só no arranque pois depois q pega velocidade ñ tem mais problema ...
    Eu pensei q poderia ser o capacitor mas, ele ñ tem capacitor ..
    Só se este estiver dentro do botão de ligar , pq ja desmontei -o inteiro e ñ achei ..
    Será q o motor esta abrindo o bico ?
    Teria a possibilidade de o capacitor esta no botão de ligar ?
    Teria a possibilidade de adaptar um capacitor para melhorar o arranque ?


    ResponderExcluir
  32. Bom dia, meu ventilador não e de teto, e aqueles que são presos na parede. Eu comprei ele a menos de um ano, porem ele ficou guardado durante 6 meses. Fazem dois meses mais ou menos que eu o instalei, porem a uns 2 ou 3 semanas ele vem perdendo força e as vezes ate para do nada e depous volta a funcionar. Queria saber oque eu posso fazer, pois o ventilador e relativamente novo e nao deveria estar assim. E da marca ventisol. Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde, meu ventilador de teto é de 5 pás e liga atraves das cordinhas, só que ele liga a luz normal e as helices não ligam, o que pode ser, o capacitador ??? Obrigado Fabiano

    ResponderExcluir
  34. boa tarde estalei meu ventilador de teto prem ele vira devagar e quando ligo o ventilador a lampada acende fraca e ele roda muito devagar quase parando , e se ele estiver ligado eu acerder a lampada ele para

    ResponderExcluir
  35. boa tarde meu ventilador de teto que estalei esta acontecendo o seguinte
    eu ligo ele a lampada acende meia faze e ele vira devagar
    se eu ligar a lampada ele para ,o que pode estar errado

    ResponderExcluir
  36. tenho um ventilador de pé 40cm. ele perdeu a força e quero trocar o capacitor que é 10 micro faradey que vem de fabrica com 3 PINOS DE FERRO, "2 em cima e 1 em baixo " mais não encontro igual só com de 2 FIOS, como conecta-lo. Sendo que o capacitor que veio no ventilador recebe três fios que encaixam nele e o que eu comprei tem duas pernas de fio

    ResponderExcluir
  37. Bom tarde amigo,
    Talvez você possa me ajudar: tenho um ventilador de teto arno com controle remoto que queimou o receptor, daí como o receptou custa mais de duzentos reais (só neste país mesmo!), comprei um genérico. Instalei e a luz funciona perfeitamente, mas o ventilador está lento. Ele tem um capacitor de dois fios, será que se trocar o capacitor resolvo o problema?

    ResponderExcluir