segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Porque o fio do chuveiro cheira a queimado?


Porque o fio do chuveiro cheira a queimado?
Todo chuveiro elétrico funciona com duas fases ou forças que se encontram através de uma resistência dentro de sua câmara que fica cheio de água aquecendo-a instantâneamente.
O problema quando se trata de resistência é a enorme quantidade de corrente que ocorre quando em uso, e se os condutores que trazem a energia até esse ponto não estiverem conforme as normas ou estiverem mais finos do que demanda a potência do chuveiro, ou se estiver ligado junto com o resto da fiação da casa que não tem uma distribuição bem feita, podem acontecer muitos problemas, desde um simples cheiro de queimado (que é um aviso de que uma coisa séria está para acontecer)até um curto cicuito mais grave onde o chuveiro pode até derreter e os fios também. Normalmente o disjuntor geral desarma a tempo de acontecer alguma coisa mais séria, mas nem sempre, também se o disjuntor usado for muito maior do que a amperagem pedida ele resistirá ao curto que prosseguirá derretendo até cessar o contato, e muitas vêzes alguém pode ficar grudado tentando consertar ou desligar o chuveiro, estando descalço ou em uma escada de ferro em contato com o chão etc. Muitas coisas ruins podem acontecer.
 Por isso tudo é de extrema importância dimensionar os circuitos de sua residência corretamente bem como seus disjuntores.
O ideal é ter um quadro corretamente dimensionado e a fiação bem distribuida. O chuveiro sempre tem que ter seu circuito separado do restante e a sua bitola de acordo com a potência do chuveiro em uso.
Jamais tente mexer no chuveiro com o disjuntor ligado e descalço, ou em uma escada de ferro ou alumínio sem os isolantes dos pés etc. Tome muito cuidado, há muitos casos de pessoas que morreram tentando consertar o chuveiro com ele ligado, ou descalço. Com a Eletricidade não se brinca, ela é traiçoeira e invisível.
Sempre que possível procure um profissional qualificado evitando assim acidentes e transtornos com suas "instalações elétricas" que é sem dúveida a "vida da sua casa".
Alexandre Cordeiro Franco
eletricista
Fort Vot Serviços e Comércio
eletricistas em Santos e baixada : (13)3017 3333 , 9128-4314

11 comentários:

  1. ola preciso m esclarecer por favor meu chuveiro sempre está com fios derretendo e meu esposo diz q é por eu tomar bganho muito quente ou quentinho preciso saber exatamente oque esta acontecendo obrigada desde já

    ResponderExcluir
  2. Me liga que explico: claro fixo 13 - 3017 3333 / vivo 9603-0778/ Att. Alexandre Cordeiro

    ResponderExcluir
  3. ola sempre há problema na fiaçaõ do chuveiro de casa sempre eles derretem agora chegou no limite... o que pode tá ocasionando isso grata.....

    ResponderExcluir
  4. Pode ser: Circuito não independente, bitola do fio inadequada, má conexão, dentre outras, chame um eletricista de confiança que com certeza ele irá detectar o exato motivo averiguando com cuidado sua instalação, se na baixada santista Ligue para nós: no telefone acima que teremos o prazer em atendê-la. Obrigado
    Alexandre C. Franco

    ResponderExcluir
  5. os fios do chuveiro começa a pretia e sempre que tomo banho na agua quente ele da um cheiro de queimado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também está exatamente assim, queria saber o que fazer

      Excluir
  6. Bom dia, tenho uma ducha lorenzetti e está queimando os fios do apartamento e do chuveiro, ja coloquei conector de porcelana e tudo mais e ainda esta com forte cheiro de queimado, moro em apartamento e os fios são de 10 mm pelo visto...pq são bem grossos, isso pode sr atribuido a banhos muito quente e demorados??

    ResponderExcluir
  7. bom dia , o tempo de uso não importa.
    os fio de 10mm² é o minino exigido para alimentação do apartamento.
    provável que esteja mal dimensionado.A fiação e a proteção.
    o mal cheiro é pelo fato do condutor não suporta a corrente elétrica ,dissipando calor ,e consequentemente perda da isolação ,e vir a danificar os demais circuito.
    os circuitos de chuveiros é de uso especifico INDEPENDENTE a fiação básica é entre 4 a 6mm² acompanhado do aterramento e disjuntor de 32A.
    prever também instalação de um disjuntor dr de 30ma pois detecta fuga de corrente,evita acidentes de choque elétrico, desarmando rede.

    ResponderExcluir
  8. Porque um dos lados queima o outro não?

    ResponderExcluir
  9. ola,bom dia,quando liga o chuveiro,uma parte da fiaçao do quadro esta esquentando,o fio que esquenta e o neutro,o Sr saberia me esplicar o que fazer para isto nao acontecer mais,ja que com o tempo chega a esuentar tanto que ja ate pegou fogo na fiaçao.............email......silvawilliam1964@gmail.com...........desde ja meus sinceros agradecimentos....................

    ResponderExcluir
  10. http://lgnservicos.com.br/chuveiro-nao-esquenta/

    ResponderExcluir